1

20 de jul. de 2011

Mastoplastia Redutora ou Mastopexia

Cirurgia de mastoplastia redutora (cirurgia estética mamária de redução) ou cirurgia de mastopexia (correção da flacidez das mamas)?

As opiniões de outros especialistas podem diferir um pouco, mas no geral há certa unanimidade, pois estão baseadas em preceitos ditados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que se constitui em uma importante fonte de informações deste texto.
  
Indicação:
É indicada para melhorar o aspecto estético das mamas levando a uma maior firmeza em mamas flácidas e “caídas”, uniformizando mamas assimétricas ou prevenindo problemas causados por mamas muito grandes em que são corrigidos os excessos.

Antes da Cirurgia: Avisar se apresentar gripe, antecipação ou atraso do período menstrual, indisposição ou quaisquer outras intercorrências por ocasião da data da cirurgia.

Não beber e não tomar medicamentos por uma semana antes da cirurgia a não ser os prescritos pelo médico. Não tomar antiinflamatórios por no mínimo 15 dias antes da cirurgia.

Internar-se no hospital determinado no mínimo uma hora antes do horário previsto, em jejum absoluto de 8 horas (não ingerir nem água) e portando os exames pré-operatórios.
Programe-se de forma a não se tornar indispensável de afazeres pessoais por aproximadamente 15 dias.
  
Risco de Complicações: Raramente a cirurgia plástica mamária sofre complicações sérias. Isto se deve ao fato de se preparar devidamente cada paciente com criteriosos exames e avaliação pré-operatória, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia, simultaneamente a outras. O perigo não é maior ou menor que viajar de avião, automóvel, ou atravessar uma via pública. Geralmente não é uma cirurgia dolorosa desde que você obedeça às instruções médicas,principalmente no que tange à movimentação dos braços (não estender mais que 90°),esforços (não carregar pesos, não forçar a musculatura peitoral, não se apoiar nos braços) e demais cuidados nos primeiros dias.
  
Anestesia: Anestesia geral ou peri-dural alta a critério do cirurgião e do anestesista, de acordo com o exame físico, psicológico e laboratorial do paciente.

Duração da Cirurgia: Dependendo de cada tipo de mama, a média é de 2 a 3 horas, o importante é se conseguir o melhor resultado e simetria possíveis.

Cicatrizes: As cicatrizes de uma mamoplastia redutora ou de um levantamento das mamas sem redução (mastopexia) podem ser em forma de “T” invertido, de “L” , de “I” ou periareolar. A nossa preocupação é a de obter o melhor resultado com a menor cicatriz possível. Todas as suas dúvidas quanto à cicatrização e ao tamanho da cicatriz no seu caso específico devem ser esclarecidas antes da cirurgia, no período da consulta pré-operatória, não deixe de fazer perguntas quanto às suas dúvidas.
Em alguns casos o paciente pode apresentar formação de cicatrizes hipertróficas ou quelóides total ou parcialmente mesmo sendo uma pessoa sem características familiares ou pessoais para esta complicação. É claro que determinadas pessoas têm uma tendência maior (como os descendentes de índios, orientais ou negros) ou menor (como os de pele clara). Mas lembre-se, você pode desenvolver cicatriz queloidiana nas mamas mesmo apresentando uma excelente cicatriz de cesária prévia.

De qualquer forma o acompanhamento da cicatriz é muito importante, portanto não falte aos retornos para que se possa intervir prontamente caso haja indícios de evolução não favorável da cicatriz.
  
Pós-operatório: Geralmente é deixado um curativo com micropore que ajuda a manter a forma da mama operada, portanto não deve ser retirado sem consulta com seu médico. Os pontos são retirados dentro de sete a dez dias da cirurgia e devem ser observados todos os cuidados de higiene recomendados. Se forem deixados drenos não se pode umedecer a área exposta, portanto não é recomendado banho completo neste período.

É importante não faltar aos retornos agendados e comunicar prontamente ao seu médico caso haja quaisquer dúvidas ou intercorrências no período pós-operatório. No período imediato à cirurgia (até o final do primeiro mês), as mamas podem apresentar um aspecto “achatado” e assimétrico, mas isso se deve à técnica operatória empregada e ao edema pós-cirúrgico. Geralmente a mama não estará com a sua forma final, mas a maioria das pacientes já estará bastante satisfeita com o resultado. Tenha paciência e siga as recomendações médicas para que haja uma recuperação tranqüila e uma cicatrização perfeita.

Entre o primeiro e o sexto mês, aproximadamente, as mamas começam a assumir a sua forma definitiva através do movimento de báscula que promoverá um arredondamento da porção inferior da mama deixando-a com um aspecto mais harmonioso e natural. Deve-se continuar observando rigorosamente as recomendações médicas. Aos poucos a sensibilidade das mamas, que pode estar diminuída após a cirurgia, vai retornando. É nessa época que a cicatriz se apresenta com o pior aspecto estético tendendo a melhorar de aparência após o primeiro ano pós-operatório.
  
Mais ou menos entre o sexto mês e um ano e meio da cirurgia a mama atinge o seu resultado definitivo quanto à forma, redução do edema residual (inchaço) e melhora da cicatriz. Todas as suas dúvidas precisam ser esclarecidas e ambos, você e o(a) médico(a) irão analisar o resultado final. Pode ser que, em alguns casos, haja uma discreta assimetria ou uma porção da cicatriz não esteja com o aspecto desejado por ambos, então pode ser sugerido um retoque cirúrgico ou algum tipo de procedimento estético complementar. O importante é procurar o melhor resultado possível dentro das limitações das técnicas e do processo natural de cicatrização.

O que é feito com o tecido retirado?
Todo o tecido mamário ressecado durante uma cirurgia de mamoplastia redutora será encaminhado para exame anátomo-patológico de rotina.
 
O pós-operatório da cirurgia das mamas é doloroso?
Geralmente não é uma cirurgia dolorosa desde que você obedeça às instruções médicas,principalmente no que tange à movimentação dos braços (não estender mais que 90°), esforços (não carregar pesos, não forçar a musculatura peitoral, não se apoiar nos braços) e demais cuidados nos primeiros dias.
  
Nova gravidez: Se engravidar após a cirurgia, os cuidados devem ser os mesmos que você teriase não tivesse operado as mamas, ou seja, siga as recomendações de seu ginecologista para que não haja um aumento de peso além do recomendado. Não é o ato de amamentar que faz as mamas caírem, mas sim o desenvolver da gravidez: os estímulos hormonais, a elasticidade da pele e a alteração do peso corporal. E saiba que um dos maiores prazeres do ato de amamentar é a interação de amor entre mãe e filho e não tem compensação estética que supere este privilégio. Portanto, o resultado cirúrgico poderá ser preservado. Geralmente não haverá problemas para a lactação em mamas operadas a não ser naqueles casos infreqüentes em que seria necessária uma ampla dissecção e ressecção de tecidos, mas são riscos que devem ser discutidos e ponderados antes da cirurgia.

Caso queira se aprofundar mais no tema procure o seu médico de confiança ou, se preferir, entre em contato com através do nosso site davipontes.com.br ou agende sua consulta 085 4102-4444/ 085 85825399 e teremos grande prazer em procurar esclarecer suas dúvidas.

19 comentários:

  1. nice12051@hotmail.com este é meu email para maiores contatos. Dr. eu preciso muito fazer esta cirurgia pois sofro muito com todos os problemas que sofre quem tem seios enormes como o meu, muitas vezes nao durmo com muitas dores nas costas, e sofro mais ainda na mestruaçao que ficam enchados e doloridos, meu contato mais rapido e o telefone 85-3238-9897 ou 85-8844-7241. Espero contato urgente. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Preciso muito ser selecionada para a cirurgia plástica gratuita de mama. Tenho um seio bem maior que o outro e ambos são muito caídos, moles, muito feios mesmo.
    Meus contatos: maraduarte2002@yahoo.com.br
    (85) 3296.83.13 / 9999.35.25

    ResponderExcluir
  3. Preciso muito ser selecionada para a cirurgia plástica gratuita de mama. Tenho um seio bem maior que o outro e ambos são muito caídos, moles, muito feios mesmo.
    Meus contatos: maraduarte2002@yahoo.com.br
    (85) 3296.83.13 / 9999.35.25

    ResponderExcluir
  4. Liguei a primeira vez ontem dia 10/01/2012, terça-feira à noite por volta das 20:00h para o número 3228.25.55 pedir informações e me disseram: Ligar de 7:30 as 11:30 e de 13:30 as 17:30 falar c/Fátima.

    Liguei a 2.ª vez hoje pela manhã (11/01/2012) quarta-feira as 08:00 e me disseram: ligar das 13:00 às 17:00 falar com atendente do Dr. Davi Pontes.

    Liguei a 3.ª vez hoje as 13:01 aí me disseram: ligar p/3086.39.14

    Liguei a 4.ª vez (primeira para esse número): aí gravação da operadora disse: esse número não existe.

    Liguei a 5.ª vez novamente para o número 3228.25.55 (quarta para esse número)aí disseram:
    ligar p/3044.83.21 ás 15:00h.
    Desde esse horário venho tentando seguidamente e só dá ocupado. 04 vezes que não deu ocupado, chamou, chamou e chamou e ninguém atendeu.
    02 outras vezes que não deu ocupado, passava a gravação depois o telefone ficava mudo até interromper(cair) a ligação.

    Então como é possível fazer a inscrição?

    Contato: maraduarte2002@yahoo.com.br
    Telefone: 9999.35.25

    ResponderExcluir
  5. Ola preciso fazer essa cirurgia tambem e quero saber como devo me inscrever e todo o procedimento a se ter, por favor entre em contato pelo meu e-mail: juliananobre_mn@hotmail.com ou pelo fone: 88 96569393.

    ResponderExcluir
  6. Olá.Eu quero muito realizar a mastopexia,para recuperar minha auto estima!tenho 32 anos e depois de tres gestações foi importante amamentar.quero saber como participar. Contato Email:adriana.saron@hotmail.com tel:(92)91035456

    ResponderExcluir
  7. Olá , eu preciso muito dessa cirurgia pois sofro muito com a flacidez dos meus seios , minha auto -estima he baixa por causa disso ,e e u ja nao aguento mais ! meu fone he 84 9144 0405

    ResponderExcluir
  8. boa noite ,gostaria de saber o custo de uma mamoplastia redutora ,,mim sinto mal ,e dore com seios grandes,ja pedi ,eu alto estima ja faz anos,,isso ja afetou meu casamento,,meu emprego e outro,,nao tenho condições de pagar um cirugia tão cara longe de minha realidade ,por favor peço sua ajuda para mim orientar onde posso consegui uma cirugia gratis e urgente choro quase todos os dias de dor e de desanimo.por favor mim ajude que deus te darar em dobro que deus abençoe e toq ue seu coração em mim ajudar. estarei aguardando seu retorno nem que seja pra mim dizer um não,,mas mim responda em imploro por ajuda.obg fabianalima76@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola pesso que me ajude a realizar meu sonho a redusao das minhas mamas tenho 29 anos e tive 2 filhos mas minhas mamas estao me envergonhando muito por favor me ajudem meu contato 98093755 96695807 nadja ligue pra mim dizer quato e minhas mamas sao cheias de estrias e la em baixo pelo amor de deus me ajudem

    ResponderExcluir
  10. me ajudem a realizar meu sonho a reduzir minhas mamas que estao la em baixo e cheias de estrias tenho 29 anos tive 2 filhos quero voltar minha vida normal sem depressao e o que eu estou pegando me ajudem quero saber quanto e para reduzir e levantar meu contato e 84 98093755 84 96635807 me ligue por favor

    ResponderExcluir
  11. assim como todasa essas pessoas que precisam ,também preciso recuperar minha auto-estima,minhas mamas são grandes e caidas ,tenho 35 anos,não tenho filhos.quero saber quanto custa e se parcela.....97493797

    ResponderExcluir
  12. Gostaria muito de tirar umas dúvidas com vc Dr. Davi Pontes. Tenho mamas muito grande e isso mexe muito com minha auto-estima, pois tenho apenas 21 anos e não tenho filhos. Por favor me ajudem!! l.paulino.m@gmail.com e/ou (85) 85573895/ 32371197. Ficaria muito grata por um retorno.

    ResponderExcluir
  13. ola meu maior sonho e façer uma cirurgia para reduzir e levantar a mama pois minhas mamas sao muito caidas e flacidas e grade tenho vergonhade por ate biquine peço que me ajudem pois nao tenho condiçoes meu telefone e 8587579755.me ajudem em nome de jeses.

    ResponderExcluir
  14. Oi meu Nome e jayane e tenho 20anos e queria muito fazer um a cirurgia Nos meus seios nao tenho mamas muito grandes esse nao e esse o problema e sim q else Sao muitos caidos e isso me deixa muito triste e me sentido feia queria muito uma ajuda pois nao tenho condicoes. Por favor me ajuda 82203948/92621884.

    ResponderExcluir
  15. esta cirurgia e meu sonho desde os meus 15 anos,sempre sofre bule.os palavrões e de baixo calam.hoje tenho 36 anos e nada mudou,apenas meus seios ficaram bem pior do que eram antes.isso afta muito a minha auto estima . são muuuuito flácido . por isso tenho dificuldade em me relacionar com qualquer homem.

    ResponderExcluir
  16. meu contato e 85 86836438 desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  17. meu nome é eliza.moro aqui em fortaleza.como as demais.gostaria muito de fazer essa cirurgia para reduzir o tamanho dos seios pois sao grandes e agora muitos flacidos e por ser baixa 1m e 45cm tenho vergonha ate de ficar nua na frente do meu marido.ja tentei varias vezes pelo sus.teve um medico que foi muito grosso comigo.tirou minha blusa e disse que so fazia cirurgia se retirasse mais de 2 kilos e o meu nao..sai de lá chorando e humilhada.os meios seios grande nao só interfere na minha saude como meu psicológico.queria saber qual o valor e forma de pagamento.como posso fazer uma avaliação.se existe a possibilidade de fazer gratuito ou pagar pelo menos metade do preço. sei lá.por favor me ajude. elizafortal10@hotmail.com fone 85 88210703/96462854

    ResponderExcluir
  18. Ola meu nome é brenda e tenho 19 anos, estou com depressao por conta dos meus seios eles sao caidos e feios.
    Gostaria de fazer a cirurgia gratuita de mastopexia, eu nao sei viver mas assim, por favor me ajude meu email é Brendacamilo51@gmail.com
    obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria de fazer uma avaliação com o médico pois o tamanho de minhas mamas estão prejudicando minha saúde , mayaraalencar_m@hotmail.com ou (85) 88323736.
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!