1

19 de mar. de 2012


Cicatriz – Tratamento Cirurgico de Cicatrizes

CICATRIZ – CICATRIZES : TRATAMENTO CIRURGICO DE CICATRIZ 

cicatriz
Quase todo mundo possui uma cicatriz que gostaria de apagar. As cicatrizes geralmente são resultado de uma queda na infância, de uma acne profunda, de uma cirurgia, acidentes ou queimaduras. Sempre que a  pele sofre uma abertura (ferimento), nosso corpo  dá inicio ha uma série  de reações objetivando o reparo da área lesada.  Como resultado de todo esse processo, temos a formação da cicatriz. Por apresentar uma estrutura cutânea diferente da original – sem sulcos, pêlos, ou poros -, a cicatriz pode acabar ganhando destaque, principalmente quando se encontra na face. Em alguns casos, a cicatriz que deveria apresentar-se com aspecto fino e de tonalidade próxima a da pele,  pode ficar grossa, elevada e escurecida, como no caso das cicatrizes hipertroficas e as cicatrizes queloidianas, gerando grande desconforto estetico para o paciente e motivando a procura pelo cirurgião plastico para resolução do problema.
EVOLUÇÃO NORMAL DE UMA CICATRIZ :
Uma das maiores duvidas dos pacientes que decidem realizar uma cirurgia plastica, se refere exatamente à cicatriz resultante da cirurgia. Antes de falarmos sobre as opçoes de tratamento cirurgico para cicatrizes, devemos conhecer o processo normal de cicatrização.
Toda ferida, quando fechada, seja por cirurgia ou espontaneamente, irá gerar uma cicatriz. Dependendo de fatores do paciente como, genetica, raça, tamanho da cicatriz e região corporal, a cicatriz resultante sera mais ou menos evidente, porém TODA cirurgia irá levar a formação de uma cicatriz.. O cirurgião plastico tenta camuflar a cicatriz, deixando-a mais discreta, escondendo-a em dobras naturais do corpo, dentro dos cabelos, etc…entretanto a cicatriz sempre estara presente mesmo que de forma menos evidente .
.
Acompanhe a seguir a evolução normal do processo de cicatrização de uma cirurgia de implante de protese de silicone nos seios realizada pela via infra mamaria:
cicatrizes
- ao final da cirurgia: cicatriz semelhante a uma linha fina, avermelhada ( foto 1 )
- entre 1 e 3 meses: a cicatriz fica mais aparente, tornando-se mais grossa e/ou vermelha ( fotos 2 e 3 )
- entre 3 meses e 1 ano: a cicatriz começa a clarear , até adquirir seu aspecto final com 1 ano, com cor e texturas semelhantes a da pele adjacente  ( foto 4 )
TIPOS DE CICATRIZ :
  1. Cicatriz Normal: é o que se deseja, onde a cicatriz fica com cor proxima a da pele adjacente e  superfície regular sem alargamentos ou espessamentos.
  2. Cicatrizes com Coloração Alterada (discromias): as cicatrizes ficam mais evidentes por apresentarem cor muito diferente da pele adjacente.
  3. Cicatriz Alargada: a principal alteração esta na largura da cicatriz. Ao invés da cicatriz exibir um aspecto linear (desejável), ela apresenta-se muito larga e evidente.
  4. Cicatriz Retratil: é aquela que se apresenta tensa e repuxando, gerando contratura entre as regioes corporais envolvidas, produzindo uma cicatriz geralmente deprimida e inestetica.
  5. Cicatriz Hipertrófica: nesses casos, a cicatriz possui aspecto elevado, textura endurecida, às vezes dolorosa e contida nos limites do ferimento original.
  6. Cicatriz Queloidiana ou Queloide: as cicatrizes são grossas, elevadas, avermelhadas, dolorosas, não respeitam os limites do ferimento original, produzem prurido e comumente recidivam mesmo após remoção cirurgica da cicatriz.
cicatriz hipertrofica
A QUALIDADE DA CICATRIZ :
Deve-se ter em mente, que a cicatriz com boa qualidade estetica se deve a alguns fatores controláveis pelos médicos e outros não. Realizar a sutura (dar pontos) com técnica apurada, sem machucar a pele e com fios delicados; evitar a ocorrencia de infeção; evitar tensão na cicatriz, são preceitos básicos para o cirurgião plástico obter uma boa cicatrização. Já a tendência de formação de quelóides é inerente ao proprio organismo do paciente, e não pode ser controlado  pelo cirurgião. Entre os principais fatores determinantes para o aspecto final de uma cicatriz, temos:
  1. Genética: representa um dos principais fatores na cicatrização. Em dois pacientes diferentes, operados pelo mesmo cirurgião, com a mesma tecnica cirurgica, podemos ter uma cicatriz de otima qualidade estetica em um, enquanto o outro pode apresentar uma cicatriz hipertrofica ou queloide . O quelóide, uma cicatriz grosseira, elevada e avermelhada,  possui maior ocorrencia na população negra e asiatica,  o que demonstra nítida influência genética.
  2. Fatores locais da ferida: São fatores relacionados à ferida, que podem interferir no processo de cicatrização, tais como: tamanho e profundidade da  lesão, nivel de contaminação, presença de secreções, necrose tecidual, corpo estranho, hematoma e infecção local.
  3. Localização da cicatriz: regiões como esterno, deltoide e dorso são mais suscetiveis a formarem cicatrizes com má qualidade estética.
  4. Idade do paciente: pacientes mais idosos geralmente apresentam cicatrizes mais finas que pessoas jovens, já que a idade avançada diminui a resposta inflamatória.
  5. Estado nutricional: O estado de nutrição irá alterar todas as fases do processo de cicatrização. A hipoproteinemia diminui a resposta imunológica, síntese de colágeno e função fagocítica.
  6. Doenças crônicas: Doenças metabólicas sistêmicas podem interferir no processo cicatricial.
  7. Uso de medicamentos: A associação de remedios pode interferir na cicatrização, como por exemplo: antiinflamatórios, antibióticos, esteróides e agentes quimioterápicos
  8. As linhas de força da pele: A pele possui linhas naturais de força e tensão , como as pregas do punho, por exemplo. Ferimentos paralelos às linhas de força  irão formar cicatrizes com aspecto melhor do que aqueles que contrariam essas linhas.
  9. A maneira como a pele foi fechada: um ferimento fechado seguindo as normas da boa técnica cirúrgica ira apresentar aspecto estetico melhor do que aquele ferimento que cicatrizou por si só, sem a aproximação correta dos bordos da ferida.
  10. Tensão nas bordas da ferida: quanto maior a tensão nas bordas da ferida, pior será a qualidade da cicatriz resultante.
Em suma, a associação dos fatores citados acima, ira determinar a qualidade final da cicatriz , que poderá ser a ideal (fina, plana e clara) ou com variações inestéticas (larga, deprimida, elevada, grossa,  hipertrofica,  etc).
TRATAMENTO CIRURGICO DE CICATRIZ NA BIOPLASTICA :
Embora o cirurgião plastico não possa fazer com que uma cicatriz magicamente desapareça, algumas tecnicas do arsenal da cirurgia plastica podem tornar a cicatriz bem mais discreta, melhorando o aspecto da mesma. O ponto mais importante no tratamento de uma cicatriz é o bom relacionamento médico-paciente onde os objetivos e resultados realistas são explicados e definidos. Dependendo do tipo de cicatriz, o tratamento pode ser feito em várias fases com diferentes técnicas.
  • Exérese (ressecção) cirúrgica: quando uma cicatriz exibe má qualidade, a retirada cirurgica da mesma, seguida de cuidadosa sutura pode proporcionar excelentes resultados esteticos, levando  a formação de uma cicatriz mais curta e estreita , e portanto menos aparente. Para obtenção do melhor resultado na revisão cirurgica da cicatriz, o cirurgião deve utilizar uma técnica minimamente traumática, fios especiais e evitar tensão na cicatriz, deixando que o organismo termine a cicatrização da melhor maneira possível.
  • Peeling : O peeling químico consiste na aplicação tópica de substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde de uma leve descamação até necrose da derme, com remoção da pele em diferentes graus. Isso significa que haverá descamação e troca da pele, permitindo o tratamento de cicatrizes e irregularidades ( principalmente decorrentes de sequelas de acne ), manchas e envelhecimento cutâneo. O dermatologista ira indicar a melhor substancia em cada caso, dependendo do tipo de pele do paciente e da profundidade e extensão da cicatriz.
  • Preenchimento : Em cicatrizes deprimidas, podemos utilizar biocompativeis, de efeito temporário ou prolongado, para preencher as depressões mais acentuadas, planificando a cicatriz e melhorando seu aspecto estetico.
  • Infiltração de Corticóide : Geralmente utilizado no tratamento de cicatrizes hipertroficas e queloides. Consiste na infiltração intralesional de substâncias corticosteróides dentro da cicatriz. Geralmente são realizadas sessões intervaladas por 3 semanas, sendo observados melhoras na qualidade da cicatriz a partir da terceira sessão.
A cirurgia para correção cirurgica de uma cicatriz inestetica pode proporcionar grande melhora na sua aparência e auto confiança, desde que as expectativas a respeito do procedimento sejam realistas. Em nossa clinica, dispomos de cirurgiões com larga experiência no tratamento de cicatrizes, que irão lhe indicar o procedimento mais adequado para o seu caso . Para agendar sua consulta de avaliação ligue 085 41024444 OU 85825399 e converse com nossas atendentes. A solução para esse incomodo problema pode estar mais próxima do que voce imagina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!