1

11 de dez. de 2013

O que é mastopexia?













É uma cirurgia corretora da mama muito procurada por mulheres. Este método permite que a flacidez dos seios seja reparada de forma a ficarem rígidos e elevados outra vez.  resultado costuma ser na grande maioria das vezes positivo, contribuindo para o aumento da auto estima.

Com o passar dos anos é muito comum haver uma pequena queda das mamas. A gravidez é um dos aceleradores que mais influi neste sentido. O volume diminui, assim como a pele fica flácida e sofre com a ação do tempo. Principalmente mulheres com idade por volta dos 30 a 50 anos procuram pela mastopexia.

Um cirurgião plástico realiza a cirurgia através de duas diferentes maneiras: com ou sem a colocação de próteses de silicone. Quando não há a colocação de próteses o excesso de pele é retirado e a mama é apenas reposicionada. Caso a paciente deseje um maior volume após o procedimento o silicone é indicado.

O levantamento dos seios costuma deixar algumas cicatrizes. O método e o local das incisões podem ser discutidos anteriormente com a paciente. A mastopexia dura em média três horas e necessita de um dia de hospitalização. O pós-operatório é um pouco complicado e requer o mínimo de esforços físicos pelo período aproximado de 1 mês.


Mastopexia

QUANDO É INDICADO
A mastopexia é muito realizada após a colocação de próteses mamárias. Esta é uma técnica que possui o intuito de levantar os seios. É indicada para mulheres que possuem as mamas flácidas e assimétricas. A gravidez e situações de grande emagrecimento podem contribuir para a queda dos seios e para a flacidez, portanto, esta técnica passa a ser indicada também nestes casos.

Todas as pessoas com o desejo de corrigir a aparência dos seios pode se submeter a tal cirurgia. Entretanto, antes é preciso uma cuidadosa análise clínica e a realização de alguns exames laboratoriais. Após o consentimento médico a mastopexia pode ser agendada.


COMO É O PROCEDIMENTO
Para a realização do procedimento é preciso a aplicação de uma anestesia peridual ou geral. Em algumas pessoas pode ser aplicado somente uma anestesia local com sedação, porém depende do perfil do paciente e da equipe médica envolvida. Na data marcada a pessoa deve comparecer ao hospital acompanhada e com uma troca de roupa. Esta será levada para o quarto que lhe foi reservado e todas as medidas necessárias começarão a ser tomadas.

O ideal é chegar com certa antecedência, para que tudo possa ser feito com traquilidade. Qualquer espécie de gripe ou resfriado pode atrapalhar na recuperação, portanto deve ser informado para o médico responsável. O procedimento como um todo levará em média de três a quatro horas. Após a mastopexia é necessário que se permaneça no hospital por no mínimo 24 horas.

O levantamento dos seios pode ser realizado através de diferentes formas de incisões. É preciso que médico e paciente decidam sobre o método a ser utilizado antes da cirurgia. Uma das técnicas mais utilizadas é   chamada “cicatriz limitada”. Nesta situação, após a aplicação da anestesia, uma primeira incisão é realizada na volta da auréola. Uma outra incisão é feita verticalmente da auréola até a dobra embaixo do seio. A terceira é feita horizontalmente acompanhando a parte embaixo do seio, mantendo o contorno natural.Mastopexia antes e depois

O excesso de pele é removido e o mamilo e auréola são então reposicionados em um lugar um pouco mais alto do que estava antes.  O seio é remodelado e o tamanho da auréola pode ser diminuído. A amamentação e a sensibilidade das mamas costumam ser preservadas.


QUAIS SÃO OS PREPARATIVOS
Antes da decisão pela mastopexia é preciso conversar detalhadamente com um profissional. A aparência dos seios pode incomodar muitas mulheres e acabar interferindo fortemente na autoestima, porém é necessário estar a par dos riscos e das complicações que tal medida envolve.

O médico irá realizar uma análise clínica e solicitará alguns exames laboratoriais. A cirurgia é demorada e o pós-operatório pode ser complicado, assim como requer um bom período de repouso. Geralmente a pessoa fica impossibilitada de dirigir por cerca de 1 mês, portanto, é preciso analisar todos estes fatores antes da tomada de decisão.

No dia do procedimento é aconselhável chegar ao local com certa antecedência. Medicamentos precisam ser evitados até a data. Converse com o profissional antes de utilizar qualquer espécie de fármaco. Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas por 2 dias antes e 5 dias depois da mastopexia. O cigarro também deve ser cortado pelo menos 10 dias antes, caso contrário a condição cicatricial ficará comprometida. Na véspera é necessário um jejum absoluto de líquido e de sólidos por 8 horas. É indicado tomar um banho no dia da cirurgia, já que no pós-operatório o banho completo fica por um tempo impossibilitado.

RISCOS E EFEITOS COLATERAIS
Como qualquer procedimento médico a mastopexia envolve riscos e efeitos colaterais. É preciso que a paciente fique ciente das complicações para que ela tome a decisão mais adequada. Além do repouso prolongado, por no mínimo 20 dias, a pessoa ficará impossibilitada de dirigir e de trabalhar por um período de 1 mês, dependendo claro da resposta do organismo frente ao procedimento.

Coleção de líquido sobre a pele pode ocorrer. Pessoas com disfunções em específico costumam sofrer um pouco com a cicatrização.  É possível um leve diminuir na sensibilidade local. Dependendo da habilidade médica e do organismo os seios podem ficar assimétricos após o procedimento. É preciso escolher com cuidado o profissional responsável, porém de forma geral a mastopexia é considerada um método seguro.

O QUE OCORRE APÓS O PROCEDIMENTO
Geralmente a pessoa é liberada após uma permanência de cerca de 24 horas no hospital. Todos os esforços físicos deverão ser evitados por um período de 20 dias. As cicatrizes serão cobertas após 15 dias com um micropore. O curativo deverá ser trocado a cada quatro dias em média.

É preciso um acompanhamento médico durante o pós-operatório. Os braços serão liberados completamente somente após cerca de 90 dias. Fica proibido a exposição solar por no mínimo 40 dias. O resultado depende dos cuidados após o procedimento e poderá ser notado aproximadamente após 3 meses.

Visite nosso site e marque sua consulta com o Dr. Davi Pontes : http://www.cirurgiaplasticaemfortaleza.com/
Telefone: (85) 4102-4444 ou 85825399

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu contato paa que possamos retornar e/ou entrarmos em contato com você. Volte sempre!